“A plataforma Garbagere, permitiu uma redução de custos operacionais, a melhoria na eficiência do trabalho executado pelos colaboradores, desde a recolha de resíduos e limpeza urbana até à comunicação e resolução de ocorrências e terminando na digitalização e centralização de todo o processo. Podemos afirmar que o Garbagere veio simplificar e facilitar a Gestão da Recolha de Resíduos.” – Júlio Fernandes, Diretor de Recolha e Ambiente Urbano, AGERE.

Sobre o cliente
A AGERE, empresa bracarense, presta serviços a mais de 200.000 munícipes, sendo a única empresa no país que assume a gestão verticalizada das atividades de abastecimento de água, tratamento de águas residuais, recolha de resíduos e limpeza urbana. É responsável igualmente pela gestão do CRO (Centro de Recolha Oficial). Operando em Braga, a AGERE substituiu, em 2018, o processo de recolha de resíduos porta a porta pelo de recolha de proximidade, com a instalação de contentores subterrâneos e de superfície na via pública, garantindo a lavagem dos mesmos e a rentabilização do parque de viaturas. Para além disso, a empresa é também responsável pela limpeza de sarjetas, recolha e manutenção de papeleiras, varredura e recolha de resíduos volumosos.
O desafio
A aposta contínua numa cultura de inovação, assente na exploração de novas tecnologias com o foco na melhoria dos indicadores de performance, eficiência e satisfação dos munícipes, levou a AGERE à procura de uma solução capaz de digitalizar e centralizar a gestão da sua atividade de recolha de resíduos e limpeza urbana. Alguns dos objetivos definidos incluíram a redução das distâncias percorridas, do consumo de combustível, de emissões de CO2, dos custos associados à limpeza urbana, visando o aumento da qualidade do serviço.

A solução
A solução é o sistema Garbagere, uma plataforma cloud, desenvolvida com base nos princípios da indústria 4.0, composta por dois sistemas que se complementam, uma aplicação web (para as equipas em BackOffice) e uma aplicação mobile (para as equipas no terreno). Adicionalmente, é feita a sensorização total dos contentores, papeleiras, veículos e qualquer outro ponto de interesse. A implementação do sistema da Enermeter, permite à AGERE reportar anomalias em tempo real, gerir as operações no terreno como a recolha de resíduos volumosos, resíduos urbanos e a lavagem de contentores, centralizando toda a informação da sua operação numa só plataforma.

Os resultados
As poupanças estimadas pela utilização do Garbagere, durante o período de implementação inicial do projeto, considerando o conjunto das recolhas de resíduos indiferenciados e de volumosos foram:
Em relação ao processo de recolha de resíduos volumosos, foi possível alcançar uma redução significativa de até 25% nas distâncias percorridas. Estas melhorias traduzem-se numa redução do tempo das operações, aumento da produtividade das equipas e diminuição de reclamações por parte dos munícipes.
Conclusão
O Garbagere é uma plataforma sustentável orientada ao ponto de interesse e procura ser uma ferramenta capaz de o ajudar na gestão da sua cidade.
Teríamos todo o gosto em conversar consigo, marcamos uma reunião?